quarta-feira, 26 de agosto de 2015

EXAMES PSICOTÉCNICOS PARA OS CANDIDATOS AOS CURSOS DE SAÚDE


Nos dias 23 e 30 de Maio procedeu-se a avaliação psicotécnica de cerca de sete mil (7000) candidatos aos cursos da Saúde, ao nível nacional. Este é um grande contributo do Centro de Psicologia Aplicada e Exames Psicotécnicos para a Saúde da População Moçambicana  através da avaliação psicológica (aptidões dos candidatos para os cursos de saúde e levantamento do seu perfil de personalidade). 

A avaliação e selecção dos candidatos para a área da saúde, revela-se importante pelo facto destes profissionais, na sua maioria, terem de lidar com pessoas que muitas vezes se encontram fragilizadas com doenças físicas, orgânicas e emocionalmente sensíveis. As avaliações são realizadas tendo em consideração as directrizes internacionais para o uso de testes psicológicos (podem ser consultados em www.cegoc.pt/testes) e respondendo ao perfil de profissionais que se pretende ter na área da saúde. O processo de correcção dos testes, teve uma componente pedagógica e de aprendizagem com o treinamento e envolvimento dos estudantes de psicologia das instituições (ISCISA – Instituto Superior de Ciências de Saúde e UEM – Faculdade de Educação).

No final do mês de Junho foram enviadas as pautas com os resultados finais, para os Institutos de Formação de modo a que estes pudessem organizar as turmas e iniciar com a formação dos futuros profissionais ao longo dos próximos 2 anos, sensivelmente.

Apesar de estarmos felizes pela missão cumprida, assumimos desde já os seguintes desafios:

1) Continuar a monitorar o progresso dos estudantes sinalizados;

2)  Preparar as próximas avaliações de 2016;

3) Participar na pesquisa coordenada pela Direcção Nacional de Recursos Humanos – Formação, sobre a “Estudo sobre análise produtiva dos testes psicológicos no desempenho dos estudantes da saúde”.

Deste modo, julgamos que estamos de forma firme a perseguir a missão que nos é incumbida: “Promover a saúde mental da população moçambicana através da investigação, avaliação e intervenção no âmbito clínico, organizacional e educacional”.

3 comentários:

  1. Saudacoes equipe do Centro de Psicologia Aplicada e Exames Psicotecnico. Sou Psicólogo Educacional, comentador Televisivo, colaborador de Jornais, Funcionário do Ministério da Saúde. Ja publiquei vários artigos científicos e de interesse social. Assim, gostava de saber sobre a possibilidade de fazer parte da vossa equipe multidisciplinar.

    ResponderEliminar
  2. EIS ALGUNS ARTIGOS PARA EFEITOS DE APRECIACAO

    http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/analise/19271-atendimento-e-aconselhamento-psicologico-nas-instituicoes-educativas.html

    http://jornalnoticias.co.mz/index.php/opiniao/60086-intervencao-psicologica-para-comportamentos-desviantes-1.html
    http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/opiniao/60120-intervencao-psicologica-para-comportamentos-desviantes-concl.html

    http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/opiniao/61454-influencia-da-ansiedade-no-rendimento-escolar-concl.html

    http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/opiniao/61375-influencia-da-ansiedade-no-rendimento-escolar-1.html

    http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/opiniao/62878-inteligencia-emocional-no-ambito-academico.html

    http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/analise/45367-a-maior-barreira-do-mundo.html

    http://jornalnoticias.co.mz/index.php/opiniao/61933-o-caminho-da-felicidade.html

    http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/opiniao/61775-o-amor-de-mae.html

    ResponderEliminar
  3. Como passar no exame psicotécnico

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentario