quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

"A psicologia em Moçambique enfrenta o desafio de todas as ciências pouco compreendidas"

Por: Ana Morais
A psicologia só se constituirá quando a medicalização for posta em causa, quando surgirem evidências de processos de psicologia bem sucedidos e finalmente, quando NÓS os psicológos moçambicanos começarmos: 

1) por assumir como com seres humanos podemos precisar de apoio - até porque vivenciamos com angustia até, os problemas de muitos outros; 

2) deixarmos de minimizar quando alguém pedir ajuda mesmo que seja sob a mascara de uma piada; 

3) quando tomarmos o rumo da psicologia como um campo de ciência, em que NÃO qualquer um pode actuar... e; 

4) quando nós entendermos que a psicologia realmente AJUDA pessoas a resolverem os seus problemas emocionais e a atingirem plenamente a realização do seu potencial.


Uma ordem de psicólogos ou associação de psicologia mais actuante, que se permita colocar os assuntos em agenda e pautar por uma atitude mais proactiva precisa-se com a maior das urgências. Somos nós que fazemos as associações, as ordens, os comités. Nós os psicólogos nas universidades, nos serviços, em núcleos temos a responsabilidade de nos organizarmos e estabelecermos a psicologia ou psicologias deste país."

17 comentários:

  1. Esta claro que para os estudantes e, sobretudo os profissionais precisam de uma associacao mais actuante, integra e que projecte a resppnsabilidade, competencia e qualidade nas praticas da psicologia. As solucoes simplistas, nao sao certamente as melhores vias. A massificacao do ensino tambem nao. O facilismo muito menos. Se pretendemos criar uma ordem de psicologos e importante que ela a partida seja clara e nao com muitas invencoes/motivacoes obscuras...

    ResponderEliminar
  2. Realmente, com muita urgência precisamos de tomar atitudes positivas e agirmos com accoes visíveis e tangíveis.

    ResponderEliminar
  3. preciso de um psicologo onde posso o encontrar urgente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Pode se dirigir ao Centro de Psicologia Aplicada e Exames Psicotécnicos (CEPAEP), Rua de Nachingwea, 486, Maputo, na zona do Museu ou ao CERPIJ, no Hospital Cenntral de Maputo (HCM)

      Eliminar
    2. Conforme já adiantou Eder, o CPAEP e a CERPIJ são centros de referencias, mas não só, pode se dirigir ainda ao Centro de Estudos e Apoio Psicológico CEAP n campos universitário da UEM

      Eliminar
  4. Boa tarde, gostaria de saber se existe um site de consultas online Moçambicano?

    E também, gostaria de saber, porque quando alguém questiona sobre os locais de consultas de psicologia, a indicação é para locais em Maputo? Eu sou de Maputo, agora a residir na Beira, tive que parar as consultas de psicologia porque aqui é um pouco difícil, sem contar que tem a questão de confiança no psicologo. Os psicólogos que me atendiam em Maputo, alguns prometeram que me daria ajuda ao telefone caso eu precisasse, ligo para alguns e não ha retorno, atendem prometem me ligar e nunca o fazem. Isso faz-me perder esperanças quanto a resolução dos meus problemas. Claro que eu sei que tudo depende de mim, mas existem questões que precisam de acompanhamento, e eu sei que os psicólogos fizeram um juramento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, defacto é complicado ter acompanhamento psicologico nas provincias, estou com crises de depressao, marquei consulta no icor(ano passado)onde me duagnosticaram o problema, a psicologa atendeume e receitou alprazolam e tbem prometeume seguir via telefonica, e desde k vim a quelimane em outubro ate hoje tento contacrala nao tenho retorno. Confesso k ja me sentia aliviada e confiante, e agora to com uma recaida grave k n está a ser facil lidar, tanto k amanha vou procurar um psicologo ca em qlmne... se alguem ver esse post e esteja disponivel por favor me ajuda🙏🙏🙏

      Eliminar
    2. Ola, defacto é complicado ter acompanhamento psicologico nas provincias, estou com crises de depressao, marquei consulta no icor(ano passado)onde me duagnosticaram o problema, a psicologa atendeume e receitou alprazolam e tbem prometeume seguir via telefonica, e desde k vim a quelimane em outubro ate hoje tento contacrala nao tenho retorno. Confesso k ja me sentia aliviada e confiante, e agora to com uma recaida grave k n está a ser facil lidar, tanto k amanha vou procurar um psicologo ca em qlmne... se alguem ver esse post e esteja disponivel por favor me ajuda🙏🙏🙏

      Eliminar
    3. Boa Noite Sra. @Esperanca Natego,
      Primeiro permita-nos desculpar pela resposta tardia. No entanto, quanto a sua questão, pode se dirigir ao Hospital Provincial de Quelimane e procurar pelos Serviços de Psicologia e Saúde Mental.
      Quanto ao seu acompanhamento psicológico em Maputo (ICOR), gostaríamos de saber quem foi a psicóloga que fez a prescrição. Para responder esta questão, agradecia que o fizesse usando a página de envio de artigos https://cantodesaudemental.blogspot.com/p/enviar-artigos.html

      Eliminar
  5. uma psicologa que faz prescricao medica?????
    isso esta fora das competencias de um psicologo, esta mais dentro das responsabilidades de um psiquiatra...
    e isso aconteceu logo no ICOR...
    muito estranho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito estranho mesmo, estou m formando na área de psicologia educacional, pelos conhecimentos por mim ja adquiridos só um psicólogo clínico ou um psiquiatra, pode dar uma prescrição médica.

      Eliminar
    2. Prescrição medica so o Psiquiatra e medico geral.

      Eliminar
  6. apesar de existirem varias formas de fazer psicologia. temos que ter muita atencao , porque
    um apoio psicologico e uma actividade muito complexa e,existem areas especificas que cada tipo de psicologo deve actuar. Ex: um psicologo clinico tem padroes muito diferentes que um psicologo educacional assim como o psicologo social.dai que o Belgencio teve uma boa apreciacao

    ResponderEliminar
  7. Boa noite
    Eu estou numa situacao critica de fobia social, nao consigo falar ao publico nem falar com pessoas novas, fiz todas as cadeiras de licenciarura mas nao estou a conseguir defender, no meu serviço apostaram em mim para assumir um cargo mas nao estou a exercer devidamente pk tenho medo de me exteriorizar, nos seminarios tenho passado vergonha pk nao me abro, minha familia está num desespero porque eles tem me confiado mas eu nao tenho satisfeito a espectativa pois nem para derimir conflitos nao consigo, e outras coisas estranhas que ocorre comigo que acabo nao achando melhor piada de viver e nao saber conviver, peço ajuda.
    O caso está mesmo critico, que outras informaçoes detalhada poderei dar assim que alguem disponibilizar em me ajudar.

    ResponderEliminar
  8. boa noite, gostaria de saber o local onde o sr. reside

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentario