quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Visita do Professor António Pacheco Palha a Moçambique

Visita do Professor António Pacheco Palha a Moçambique – O Professor Catedrático e Jubilado da Universidade do Porto esteve no CEPAEP.

O Professor António Pacheco Palha esteve em Moçambique para orientar, como Júri, as dissertações de especialidade de Psiquiatria e Saúde Mental de 4 Psiquiatras moçambicanos. Durante a sua estadia orientou um encontro no CEPAEP – Centro de Psicologia Aplicada e Exames Psicotécnicos do Ministério da Saúde em Moçambique.
O encontro teve lugar no dia 21 de Julho nas instalações do CEPAEP e teve como objectivo discutir sobre a possibilidade de criação do Núcleo de Sexologia em Moçambique que vai acarretar formação e especilaização dos técnicos moçambicanos.
Foi uma oportunidade ímpar para o pessoal da Equipa do Departamento de Saúde Mental e profissionais do CEPAEP, propiciando a troca de ideias e, sobretudo absorver os ensinamentos deste que é um dos “ícones” da psiquiatria Europeia.




Foto_2
Foto_3
Foto_4
O professor é o actual presidente da Comissão de Coordenação dos Cursos de Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental da FMUP, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental e presidente da Federação Europeia de Sexologia, iniciou a sua carreira universitária há 45 anos, após ter defendido com nota máxima a sua tese de licenciatura.

Foi clinical assistant do Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres, onde preparou a sua investigação para o doutoramento, e prestou serviço como membro da FMUP na formação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lourenço Marques e Eduardo Mondlhane, em Moçambique.

Em 1991, assumiu a direcção do Serviço de Psiquiatria do Hospital São João (HSJ), tendo mantido o cargo até 2007, altura em que foi nomeado director da Unidade Autónoma de Gestão e Saúde Mental do mesmo Hospital.

A sua competência foi reconhecida pela Ordem dos Médicos em Neurofisiologia Clínica, tendo resultado na montagem do Laboratório de Electroencefalografia do Centro Hospitalar do Conde Ferreira e do Laboratório de Neurofisiologia do Serviço de Psiquiatria da FMUP e do HSJ.

No seu curriculum acumula vários anos de ensino e pesquisa em áreas como psicossomática, epilepsia, esquizofrenia, sexologia e toxicodependência, centenas de intervenções em congressos nacionais e internacionais e uma longa lista de trabalhos publicados.

É um dos mais antigos professores catedráticos, dirigindo há 18 anos o Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental desta Faculdade.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentario